Enriquecimento de dados: o que é e como melhorar seu CRM

Personalizar os dados dos clientes e mantê-los sempre atualizados é fundamental para os negócios hoje em dia, por isso é importante o processo de enriquecimento de dados.

Esse método, faz parte de um sistema de gerenciamento da qualidade de dados, permitindo que as empresas aumentem a base de contatos ou consolidem os dados já existentes para obter informações precisas e criteriosas sobre os registros de seus clientes.

O processo de enriquecimento de dados não é uma tarefa fácil, por isso um componente-chave muito valioso no processo deve ser a personalização.

Para que esse processo de enriquecimento de dados seja bem-sucedido, é preciso dados limpos e confiáveis que serão passados para a força de vendas.

Existem muitas ferramentas e plataformas que prometem enriquecer os dados do CRM, porem, não iremos discutir nesse texto sobre cada uma.

Iremos falar sobre a função da limpeza de dados no processo de enriquecimento e por que é tão importante focar na qualidade das informações dos seus contatos.

O que é enriquecimento de dados?

O enriquecimento de dados é um processo de aprimoramento das informações coletadas em campanhas de marketing, webinars, feiras de negócios, e-mail marketing, etc.

O objetivo do enriquecimento de dados é fornecer às equipes de marketing e vendas, informações completas e precisas de cada cliente potencial.

Indiretamente, faz também com que a força de vendas use o CRM de forma mais eficiente.

Esse processo ajuda a organizar os perfis dos leads, contatos e contas no CRM, pois permite uma segmentação perfeita do banco de dados, sendo possível ter um desempenho melhor nas campanhas de marketing para potencializar as conversões no funil de vendas.

Melhore a comunicação com seu cliente

Assim como as campanhas de marketing e o acompanhamento das vendas nunca devem parar, o enriquecimento de dados também deverá ser contínuo.

A principal razão para essa ação é que os negócios hoje em dia estão em constante mudança, até mesmo os dados dos clientes das melhores contas podem se tornar obsoletos, em  poucos meses – as receitas das empresas aumentam ou diminuem, o número de funcionários não é mesmo e além disso, muitas corporações estão mudando de endereço devido às questões físicas ou econômicas.

Com tantas incertezas, manter o enriquecimento dos dados sempre atualizados garante uma capacidade de vendas mais precisa, com uma comunicação mais assertiva.

Benefícios do enriquecimento de dados

Já é sabido que formulários longos e complicados de captura de leads afetam negativamente a taxa de conversão das páginas de captura, mais conhecidas como landing pages.

Graças ao enriquecimento de dados, a equipe de marketing pode diminuir o número de campos nesses formulários sem prejudicar a qualidade das informações coletadas, aumentando a taxa de conversão de visitantes em leads, fornecendo ainda informações mais precisas para a equipe de vendas.

Boa experiência do cliente

O enriquecimento de dados no CRM melhora a experiência de seus clientes enquanto ele engaja com sua empresa.

Dados de CRM enriquecidos significa mais precisão nas percepções e conclusões tiradas de seu banco de dados.

Isso quer dizer que você pode personalizar seu script de vendas de maneira relevante para cada cliente potencial, aumentar os resultados em estratégias de up selling e cross selling e detectar sinais de alerta em clientes suscetíveis a rotatividade de maneira mais eficiente.

Com o enriquecimento de dados em tempo real, seu CRM estará sempre atualizado, incluindo todas as informações relevantes sobre mudanças recentes nos negócios de seus atuais clientes.

Melhore a produtividade da força de vendas

O enriquecimento de dados é benéfico para todo o funil de marketing e vendas, ajuda a realizar mais ações, melhora a segmentação, tornando os dados do público-alvo úteis.

São gatilhos que irão realmente ajudar a expandir os negócios no futuro e esse processo nunca foi tão importante para acelerar e escalar os resultados da empresa quanto agora.

Toda essa ação, permite novas maneiras de gestão de leads para melhorar a segmentação e personalização em cada etapa da jornada do cliente.

No longo prazo, os dados enriquecidos ajudam você a entender profundamente quem são seus clientes e o que eles esperam da sua empresa.

Isso ajuda a melhorar a comunicação em suas campanhas de marketing, o que significa que você pode gastar menos para obter melhores resultados. E essa é uma combinação poderosa.

Manter os dados enriquecidos ajuda a entender o comportamento do cliente, saber o que os motiva a se tornarem compradores, com isso fica mais fácil encontrar caminhos para a sua empresa conquistar novos clientes.

No mercado competitivo de hoje, a empresa que melhor conhecer seus clientes irá liderar nos negócios. Portanto, invista no enriquecimento de dados para nutrir seus leads e melhorar seu ROI.

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