Desenvolvedores independentes apostam em código aberto

“Enquanto muitos desenvolvedores de software são pagos para trabalhar em projetos de código aberto pelos seus empregadores, e outros trabalham voluntariamente para vários projetos de software livre e em código aberto (FOSS), alguns decidem por deixar seus trabalhos para trabalhar em tempo integral com FOSS. Isso é exatamente o que os desenvolvedores Bryan Lunduke e Patrick Verner estão fazendo, e eles esperam que as comunidades de seus projetos os ajudem financeiramente em seus esforços.

Após reunir mais de quatro mil dólares (em torno de oito mil reais) em contribuições mensais para apoiar o desenvolvimento em tempo integral de seu software, Lunduke, que também é um dos criadores do podcast Linux Action Show, anunciou recentemente que ele abriria o código de todos os aplicativos e jogos em seu site sob a GPL. Entre eles o ambiente de desenvolvimento visual Illumination Software Creator e o criador visual de jogos BLABA, além do jogo Linux Tycoon, que permite que jogadores gerenciem as tarefas diárias que envolvem a criação de uma distribuição Linux popular, e que antes custava em torno de quatro dólares (oito reais).

O desenvolvedor residente no estado de Washington, nos Estados Unidos, afirmou que uma contribuição mensal fixa de quatro mil dólares, conseguida através de inscrições, somada à doações esporádicas da comunidade, devem fornecer o suficiente para que ele continue a desenvolver seu software. “Agradeço calorosamente todos que contribuíram,” afirmou Lunduke, acrescentando que “vocês ajudaram a mostrar para o mundo que é completamente viável (e prático) que um desenvolvedor independente de software proprietário abra seu código e seja financiado através de contribuições. Esse é um grande passo.”

Em contrate, Patrick Verner, o principal desenvolvedor da ferramenta multiplataforma de particionamento em código aberto Parted Magic, espera recolher até mil e duzentos dólares por mês em doações para “pagar contas e cobrir outras surpresas da vida”. Na página atualizada do projeto, o desenvolvedor afirmou que “acredita que esse valor é um salário modesto, baseado no salário mínimo de Wisconsin por quarenta horas na semana”.

De acordo com as estatísticas recentes, o site do projeto Parted Magic já possui mais de setecentos mil visitantes únicos desde o começo do ano, e a distribuição Parted Magic recebe mais de quarenta mil downloads por semana. Verner segue e nota que, se ele não “quebrar”, usuários podem “esperar mais atualizações e novas versões mais frequentes”. Além do pedido para doações, o desenvolvedor também publicou uma nova versão do Parted Magic, registrada como 2012_06_07, que possui uma série de pacotes novos e atualizados.

Esse modelo de financiamento já funciona para o desenvolvedor Clement Lefebvre, criador da distribuição Linux Mint, que também abandonou seu emprego para trabalhar integralmente no seu projeto, se sustentando com as doações e contribuições mensais de parceiros e usuários do sistema. Nesse último mês de maio, as contribuições para o projeto somaram aproximadamente quatorze mil dólares.”

Fontes: Desenvolvedores independentes apostam em código aberto

Fonte Original: Independent software developers go full time with open source

Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email