Como o CRM pode ajudar nas estratégias de marketing da empresa

Agir da forma correta e no momento certo é o que fará diferença em todo o processo de vendas de sua empresa. Mas, para que o time de marketing e vendas estejam alinhados, é preciso dispor de planejamento e organização.

Uma plataforma de CRM é capaz de ajudar nas estratégias de marketing de sua empresa. Isso por que ele é capaz de tornar os processos mais fluidos e integrados.

Embora algumas empresas ainda discutam a necessidade de utilização deste tipo de ferramenta no dia a dia, sabemos o quanto elas otimizam resultados.

Dados da Salesforce mostram que um CRM pode ajudar a aumentar as vendas em 29%. Além disso, a produtividade das vendas pode alcançar cerca de 35% de efetividade.

Com dados como esses, não dá para deixar de lado a possibilidade de investir em um CRM também. Descubra como o CRM também poderá ajudar nas estratégias de marketing em seu negócio.

CRM pode ajudar o time de marketing desde o princípio

Uma das principais etapas na definição de qualquer processo de vendas é a definição do cliente ideal. Entender para quem meu produto serve, quais as necessidades deste público e como me relacionar com ele é fundamental.

Para isso, uma série de pesquisas e planejamento são necessários. Fica muito difícil condensar informações tão valiosas sem dispor da tecnologia e os softwares de CRM são capazes de auxiliar o time de marketing desde o início deste processo.

Ou seja, todos os dados de leads, prospects e o comportamento deles com sua marca podem estar organizados. Isso facilita o acesso às informações por qualquer membro da equipe.

Desta forma, fica muito mais fácil ter insights valiosos e que vão agregar ainda mais em suas estratégias, evitando principalmente erros ao utilizar automação de marketing.

Entenda mais sobre seus produtos

Você já parou para pensar que quanto mais você conhece seus clientes, mais você conhece sobre o seu próprio produto e serviço?

Sim! Ter uma base de dados organizada também vai te trazer muitas informações sobre a forma como o seu produto tem atendido às necessidades do seu público.

Ou seja, ao entender o comportamento de compra de seu cliente você também descobre mais sobre os benefícios e vantagens que seus produtos e serviços geraram ao cliente.

Com isso, é possível extrair aprendizados que ajudam a redirecionar a forma como você o apresenta ou até mesmo de que maneira agregar mais valor e, desta forma, você consegue entregar para seu cliente um atendimento personalizado, aumentando ainda suas chances de fidelização.

Redução do ciclo de vendas

Em muitos outros conteúdos aqui no blog da Inovatize comentamos que uma característica presente no processo de vendas para B2B é o tempo gasto até a conversão.

Ou seja, como a tomada de decisão em uma empresa passa pela análise de diferentes setores, é natural que a venda também demore a ser concluída.

Porém, é possível encurtar este processo, reduzindo o ciclo de vendas e nutrindo seu prospect com conteúdo de valor e que sane dúvidas comuns.

Ao educá-lo de maneira personalizada e aprofundada, se reduz a necessidade de múltiplos contatos até que a decisão final seja tomada.

Desta forma, um software de CRM é capaz de auxiliar neste processo já que armazena dados detalhados desta relação desde o contato inicial com sua empresa.

Comunicação mais assertiva

Se todos os esforços são para que a jornada de compra do seu cliente seja a menor possível, então o foco deve ser uma comunicação mais assertiva! Não é mesmo?

Quando entendemos as necessidades do cliente, passamos a oferecer soluções mais adequadas. Para isso, o CRM poderá fornecer as informações necessárias para a construção deste relacionamento mais sólido e engajado.

Muitas vezes o próprio cliente não sabe verbalizar com certeza quais são suas dores. Porém, com informações suficientes, é possível que seus vendedores façam abordagens de maneira mais eficiente, apresentando soluções exatas às queixas apresentadas.

Ou seja, falar com a pessoa certa, no momento certo, sobre o assunto certo é o segredo para melhorar ainda mais as suas conversões. Desta forma, seus clientes percebem que estão alinhados com seus serviços e sentem o diferencial no atendimento desde o princípio.

O Inovatize Zurmo CRM é uma plataforma de CRM capaz de ajudar nesta construção de relacionamento com seu cliente e facilitar o dia a dia das equipes. Além disso, integra a comunicação entre setores, auxilia no gerenciamento de tarefas e na construção de um funil de vendas personalizado.

De que forma um CRM poderia ajudar seus negócios? Conte para a gente! E já que estamos falando sobre CRM e vendas B2B, leia nosso conteúdo com maneiras de usar o CRM para gerar valor real ao negócio.

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