Como otimizar uma campanha de email para seu negócio

Vivemos em tempos em que a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes na vida das pessoas!

Quando falamos especificamente da internet, é evidente a sua atuação na jornada de compra do cliente, que está mais decisiva do que nunca!

Sendo assim, o mundo dos negócios não pode ficar de fora desse canal, surgindo a necessidade de utilizar muito bem esse recurso. Até porque, a internet está sendo utilizada cada vez mais para divulgar e promover serviços e produtos, independente do mercado de atuação.

Porém, não basta estar presente, é preciso de muito trabalho e inteligência nas estratégias para que a empresa possa se relacionar bem com seus leads, contatos e clientes.

Nesse sentido, trabalhar com o email é uma ótima iniciativa, inclusive muitos dizem que ele é o canal de comunicação mais efetivo na web e jamais se tornará obsoleto. Mas atenção! Saiba que estar na caixa de entrada do seu público não é um direito e sim um privilégio.

Por esse motivo, ainda há muitas dúvidas de como otimizar uma campanha de email, visto que essa prática vem sendo atualizada constantemente com novas estratégias e ações.

Então, preparamos esse post para poder ajudá-lo a entender melhor do assunto! Continue conosco!

Por que fazer email marketing?

Antes de entender como otimizar uma campanha de email do seu negócio, é preciso estar ciente de que utilizar esse canal de comunicação com um lead é sem dúvida uma das maneiras mais efetivas de transmitir uma mensagem.

Aliás, nos tempos em que tudo está ocorrendo de forma online, a lista de contatos de um negócio é um dos ativos mais importantes no que diz respeito à aquisição de clientes.

O fato é que de todas as ações que você pode fazer online, a única que é 100% certa, garantido que não ocorram mudanças, é o email marketing. Afinal, a sua lista de leads é sua e ninguém pode tirar. Até porque, os leads já confirmaram a inscrição e concordaram que você enviasse conteúdo para eles.

Não podemos dizer o mesmo das redes sociais, que podem mudar suas políticas de uso e travar significativamente a comunicação que você desenvolve por lá, como por exemplo, excluir as páginas de negócios, a qualquer momento.

Além disso, estudos mostram que quase 80% das empresas brasileiras utilizam estratégias de email marketing para conversar com seus contatos, juntamente com o fato de que o ROI (retorno sobre investimento) é um dos mais baratos do universo do marketing digital.

Você não vai querer ignorar esse recurso e deixar dinheiro na mesa, não é mesmo?

Quais são os pontos de atenção para otimizar uma estratégia de email marketing?

Para começar a pensar em como otimizar uma campanha de email, é preciso ficar atento a alguns pontos que são básicos e fornecerão toda a sustentação de qualquer estratégia que pode ser desenvolvida.

Preparamos um resumo de cada um deles:

Título

Não adianta nada preparar um ótimo conteúdo para ser colocado no corpo do email, se as pessoas não quiserem acessá-lo por motivos do título não chamar sua atenção, ou simplesmente por ele cair na caixa de spam.

Portanto, é preciso despertar o interesse para que elas possam abrir o email e ver o conteúdo que você preparou. Além disso, é preciso tomar cuidado com as palavras que são utilizadas para que os servidores de email não o enquadrem como um possível spam (Alguns exemplos são: urgente, grátis, agora, dentre outras).

Outro ponto que é preciso ter atenção é com o tamanho da frase, evite ultrapassar 70 caracteres e sempre mande títulos condizentes com o conteúdo do email.

Conteúdo

Pois bem, fazendo um bom título, o próximo passo é prender o leitor com o conteúdo do corpo do email. O grande segredo desse ponto é oferecer algo que seja relevante e interessante para ele.

Além disso, fique atento com alguns aspectos visuais e técnicos. Então, evite imagens muito grandes e textos muito longos. A questão das imagens pode também ajudá-lo a cair na caixa de spam, visto que os servidores de email não conseguem interpretá-las de forma correta.

Em relação ao aspecto visual, tente sempre deixar os textos mais relevantes no campo de visão do leitor para evitar que ele simplesmente feche a mensagem. No mais, tente manter uma comunicação bem próxima para que ele perceba que é uma pessoa que está falando com ele e não um robô.

CTA

Um dos componentes essenciais de qualquer email é o CTA que é a sigla para Call To Action, que em português significa chamada para ação.

O CTA nada mais é do que convidar o leitor a dar um próximo passo, que pode ser responder o email, solicitar o contato de um especialista, acessar o blog ou até mesmo o site da empresa.

Esse recurso é mais importante do que se imagina, pois além de aumentar as chances do contato converter em algo que o leve a caminhar em sua jornada de compra, ele ajuda o domínio do negócio a ganhar uma reputação cada vez melhor entre os servidores de email.

Afinal, um dos aspectos que fazem ele decidir se a mensagem será entregue ao destinatário é analisar historicamente a taxa de clique de campanhas de email anteriores.

Calendário de email marketing

Por fim, o último ponto básico que queremos abordar é manter uma consistência na comunicação com os seus contatos e isso pode ser feito através de um calendário de email.

Fazer um calendário de email nada mais é do que planejar todo o conteúdo que será enviado, levando em consideração a frequência de envios, a lista de emails que será enviado e o conteúdo em si (Preze por entregar o conteúdo certo na hora certa para a pessoa certa!)

Dessa maneira, evita-se o risco dos leads esquecerem do negócio, devido ao fato de receberem uma comunicação sem uma frequência definida!

Como gerar mais vendas com menos email?

Nesse momento, você deve estar se perguntando em como ter um melhor aproveitamento com os emails, ou seja, gerar mais resultados e vendas com menos quantidade de envios. Até porque, ninguém gosta de receber emails toda hora e isso pode prejudicar a imagem da empresa perante aos seus clientes.

Por isso, preparamos um checklist rápido para que você possa entender como alcançar os resultados de forma mais eficiente:

  • Conheça seu usuário ou sua persona, entendendo seus hábitos e comportamento;
  • Segmente sua base para enviar o conteúdo certo para as pessoas certas;
  • Estude como fazer emails “a prova” dos filtros de spam;
  • Tenha CTAs claros e objetivos;
  • Faça testes A/B;
  • Invista em CTAs claros, objetivos e orientados para a jornada de compra;
  • Analise constantemente os resultados das campanhas que já foram enviadas e corrija as falhas identificadas.

Como otimizar as campanhas de email?

Agora que você já sabe mais sobre as boas práticas do mundo do email marketing, vamos fornecer algumas dicas para aplicar no seu dia a dia e otimizar suas campanhas de email:

1. Revise sempre o seu calendário de email marketing

Assim como tudo no marketing digital, tudo precisa ser testado e revisado. Com o calendário de email marketing não é diferente.

Portanto, de tempos em tempos faça uma revisão do seu calendário, analisando os resultados dos emails enviados para fazer alterações constantes.

Faça uma análise, principalmente das taxas de abertura e de clique dos emails e verifique quais deles deram certo e quais não deram.

A partir daí é possível tirar insights para poder reformular o calendário, seja mudando a frequência de envio, os dias específicos que são enviados e até a própria abordagem dos emails.

2. Utilize uma boa ferramenta

Você já deve ter imaginado que precisará de apoio da tecnologia, não é mesmo? Por isso, escolher uma boa ferramenta para isso é uma forma de começar as suas campanhas de forma otimizada.

Então, estude os softwares que existem no mercado e procure entender quais deles possuem boas taxas de entrega. Pois não adiantará nada preparar um email seguindo as boas práticas se o seu braço tecnológico não ajudar nesse sentido.

3. Atente-se aos detalhes

Pode parecer bobagem, mas são os detalhes que ajudam os emails a serem uma ótima maneira de converter leads em clientes.

Então, você pode pensar neles antes mesmo de começar esse relacionamento, tal como oferecer uma recompensa em troca do email de contato.

Outra maneira de utilizar essa estratégia é através dos gatilhos mentais, que são muito utilizados no marketing digital. Ao utilizar esse recurso, ficará muito mais fácil de fazer as pessoas a agirem conforme você espera. Mas cuidado, preze sempre pela ética ao utilizar esse recurso.

4. Personalize os links

Não é nada atrativo enviar links longos e de qualquer jeito para as pessoas, principalmente em uma comunicação por email.

Então, procure sempre personalizá-los para levá-los as páginas que estão indicando, como por exemplo para um produto específico ou para o seu site.

Dessa forma, as chances de conversão e de conseguir uma boa taxa de clique serão muito maiores!

5. Utilize a assinatura de email ao seu favor

Uma das maneiras mais inteligentes de conseguir um bom resultado em suas campanhas é utilizar o recurso da assinatura de email, de forma que ela contenha um CTA orientando o lead para agir da maneira que você deseje.

Muitos não sabem, mas a assinatura é um componente do email que pode chamar e muito a atenção do remetente!

Obviamente que existem muitas outras formas de otimizar as suas campanhas, basta procurá-las e estudá-las de forma específica.

Agora que você sabe como otimizar uma campanha de email do seu negócio, o que acha de aprender sobre os 4 P’s do marketing?

Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar. O Saia do Lugar é um blog focado em ajudar as pessoas a empreender e ter sucesso com seus negócios.

Otimização de campanhas de marketing digital: o guia prático!

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