Saiba como desenvolver uma automação de marketing eficaz para sua empresa

No marketing digital, saber fazer automação de marketing é fundamental para a otimização de processos, ajudando as marcas a se destacarem em seus mercados de atuação.

A internet atrai tantos empreendedores, porque o público disponível é muito grande, ao mesmo tempo e que há inúmeras estratégias para alcançá-lo.

Entretanto, a realização de todas as ações de marketing digital com excelência e eficiência é um grande desafio em negócios de praticamente todos os segmentos e dimensões.

Sendo assim, a automação de marketing aparece como uma solução para auxiliar os empreendimentos a atingirem clientes em grande escala.

No entanto, o grande diferencial é o fato de que as ferramentas possibilitam ações personalizadas, de acordo com as expectativas e gostos de cada perfil de cliente.

O que é automação de marketing?

O termo automação de marketing se refere ao uso de softwares e outras tecnologias para ações de marketing em larga escala.

A automação possibilita a identificação do público, acompanhamento de suas ações e criação de estratégias personalizadas.

Ao levar em conta as preferências da audiência, a empresa consegue melhorar o seu relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Isso resulta em vendas, fidelização e até recomendações, por exemplo, de uma empresa de blindagem de carros, entre outros tipos de serviços em diversos setores.

Para entender o funcionamento de grande parte das ações de marketing digital, é necessário compreender que se tratam de diversas atividades e processos, que aumentam com a quantidade de contatos das empresas.

Para se ter uma ideia, os profissionais do departamento de marketing precisam incluir na rotina a publicação de conteúdos em blogs, atraindo novos visitantes para os sites das empresas.

A postagem sobre polimento para carros pretos, por exemplo, também deve ser divulgada nas redes sociais, o que envolve a administração do engajamento.

Soma-se a isso o fato de que o departamento é responsável, não apenas por gerar leads, mas por passar o lead para vendas o mais qualificado possível, cujo interesse é despertado por ações de e-mail, sejam newsletters ou e-mail marketing.

Entretanto, como a equipe de vendas precisa de informações para qualificar os contatos, o departamento de marketing investe na produção de materiais como e-books, webinars ou planilhas.

Abordando um assunto de interesse do público, como um tira dúvidas sobre vistoria de identificação veicular, entre outros temas.

Em troca dos materiais, os leads precisam preencher formulários informando e-mail, telefone, profissão, idade, entre outros dados.

A avaliação dos formulários pode indicar às equipes de vendas as pessoas que seriam clientes ideais para a empresa, e outras que podem até chegar a essa classificação.

Para o segundo grupo, são enviados conteúdos com o objetivo de educar o potencial cliente sobre o universo em que a empresa se insere.

Além disso, a equipe de marketing também é responsável por mensurar os resultados de suas campanhas. O objetivo é avaliar se as ações estão atraindo os clientes mais adequados para a empresa, juntamente com a equipe de vendas.

Portanto, são muitas as atividades necessárias para manter o marketing digital funcionando.

As ferramentas de automação reduzem os trabalhos manuais, aumentando a eficiência dos profissionais e diminuindo os recursos (tempo e dinheiro) gastos em cada processo.

Em outras palavras, as ferramentas de automação de marketing possibilitam:

  • Agendamento e acompanhamento de postagens nas mídias sociais;
  • Disparo de e-mails específicos, segundo ações dos contatos;
  • Avaliação dos contatos prontos para conversar com equipe de vendas;
  • Mensuração dos resultados com indicadores de desempenho.

A automação de marketing pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte, como uma oficina mecânica completa, ou negócios de diversos outros segmentos.

Quais os benefícios da automação?

Para as empresas maiores e mais consolidadas em seus mercados de atuação, a automação facilita a rotina dos profissionais de marketing, melhorando o gerenciamento das atividades.

Já os empreendedores menos experientes ou com negócios de pequeno porte podem sentir certa insegurança em investimentos deste tipo. Entretanto, é válido avaliar as seguintes vantagens:

Maior geração de leads

Quando uma companhia especializada em manutenção motor de arranque, ou outros serviços, conta com uma jornada dos clientes bem mapeada, ela encontra mais facilidade para produzir conteúdos especiais para cada momento dos clientes.

A automação de marketing faz com que a empresa consiga atrair e gerar muito mais leads, com mais facilidade.

Maior geração de oportunidades de venda

Uma pessoa pode não ter interesse em adquirir determinado produto ou serviço na atualidade, mas isso pode mudar em algum tempo.

Por isso, é importante que as empresas se mantenham presentes na vida dos seus consumidores e potenciais consumidores.

Ao nutrir o relacionamento com conteúdo relevante e de qualidade, ela os prepara para o momento da compra.

A automação de marketing possibilita esse acompanhamento de maneira personalizada, contribuindo para gerar mais oportunidades de negócio e aumentar o volume de vendas para a empresa.

Na prática, isso ajuda a evitar que as pessoas demorem muito para se sentirem prontas para a decisão de compra ou contratação.

Redução do ciclo de vendas

Com o auxílio no acompanhamento, gestão e nutrição dos contatos, a equipe de vendas de uma funilaria de carros, para exemplificar, pode ter um processo de vendas mais consultivo.

Isso significa que futuros clientes levarão menos tempo para fazer suas escolhas. Em outras palavras, o processo de compras se torna mais rápido e barato.

Redução do CAC

O CAC (Cost to Acquire Customers ou custo de aquisição de clientes) indica o recurso necessário para a empresa conquistar um novo consumidor.

A redução no CAC ocorre principalmente, porque a automação de marketing torna as tarefas mais simples, automatizando as mais maçantes ou processuais, possibilitando que a equipe responsável aumente o impacto ou realize múltiplas campanhas ao mesmo tempo.

Principais dicas para uma automação de marketing de sucesso

Para alcançar todos os benefícios prometidos pela automação de marketing é válido o investimento em treinamento.

Desta forma, garante-se que os profissionais de marketing terão todos os conhecimentos necessários para aproveitar as funcionalidades da ferramenta. Outras dicas importantes são:

Estabelecer projetos e objetivos bem claros

Antes de automatizar, é importante que a empresa tenha dominado os processos manuais. O ideal é começar automatizando e planejando estrategicamente cada uma das tarefas.

Também é preciso definir os objetivos e os indicadores de desempenho que auxiliarão na mensuração de resultados.

A ideia é continuar sempre em busca de oportunidades de melhoria, automatizando as tarefas mais maçantes e trabalhosas. Com o tempo, é natural o domínio sobre as estratégias de marketing e as ferramentas de automação.

Acompanhar as ações bem de perto

As ferramentas de automação de marketing dependem da constante supervisão para garantirem os resultados desejados às campanhas.

Por isso, é fundamental o acompanhamento de cada ação, com preparo para mudanças nas estratégias sempre que necessário.

Automatizar, mas não generalizar as ações

As ferramentas de automação de marketing facilitam as ações em massa, como o disparo de e-mails para centenas de endereços ao mesmo tempo.

Entretanto, para garantir a efetividade do contato com os potenciais clientes da contratação de adaptação veicular para cadeirantes, é fundamental o investimento de tempo em personalização.

Sendo assim, recomendam-se o uso de listas de segmentação e token de personalização, que podem fazer toda a diferença na interação com o cliente.

Não se esquecer dos clientes atuais

Muitas vezes os empreendedores focam na atração de novos clientes e negligenciam a importância da fidelização.

É essencial o uso da criatividade para a automatização de ações que ajudem os clientes a aproveitarem ao máximo os benefícios do conserto de câmbio, dentre outros exemplos de serviços ou produtos. Assim, eles tendem a voltar em oportunidades futuras.

Nos casos em que a satisfação do cliente é realmente alta, ele pode até recomendar o serviço ou empresa para amigos.

Cupons de desconto, pesquisas de satisfação ou oferecimento de produtos complementares são exemplos de ações de marketing que podem ser automatizadas e auxiliam no relacionamento com consumidores.

Fazer revisões e melhorias contínuas

Os profissionais de marketing nunca devem deixar suas ferramentas no piloto automático. Pelo contrário, devem investir recursos para as atualizações de sistema, testes de conteúdos e estudos em busca de melhorias nas ações.

Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação ao conteúdo que consomem, e as empresas precisam se atentar para as mudanças comportamentais e mercadológicas que acompanham seus públicos.

De qualquer forma, a inovação sempre surpreende e é bem vista pelos consumidores.

Manter a ferramenta organizada

Qualquer nova medida em ações de marketing exige estratégia desde o início. A dica é criar regras para a nomenclatura de landing pages, e-mails e fluxos, o que facilita a compreensão da ferramenta e a evolução das ações no futuro.

Afinal, pode ser que atualmente a empresa conte com uma equipe de marketing reduzida e esquematizada, mas as campanhas visam o crescimento.

Já a escolha da melhor ferramenta de automação dependerá das necessidades especiais de cada empresa.

Sendo assim, é recomendável o aproveitamento dos períodos de testes para análise das funcionalidades.

Assim como a verificação da facilidade de uso, possibilidade de customização e personalização, integração com outras ferramentas e geração de relatórios para análise.

Um bom serviço de automação de marketing também inclui a prestação de treinamento e suporte técnico, que devem ter a qualidade avaliada para evitar possíveis problemas na rotina de uso da ferramenta.

A avaliação das opções deve envolver uma previsão do retorno sobre o investimento, levando em conta a progressão desses valores com o crescimento da empresa e da sua base de contatos.

Ao final, a automação de marketing permite a interpretação de informações e atuação em estratégias de divulgação e relacionamento de forma personalizada em grande escala, contribuindo para o crescimento dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Otimização de campanhas de marketing digital: o guia prático!
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