Descubra como conseguir mais relevância para o seu conteúdo

Produzir conteúdo e conseguir mais relevância para o seu site é essencial para conquistar aumento de tráfego na página e atrair mais leitores, sendo esse um recurso indispensável do marketing digital.

Quem acompanha as principais novidades do marketing sabe que a produção de bons conteúdos é fundamental para que um site cresça na internet, tanto de modo orgânico quanto de modo pago.

Afinal, os leitores não se interessam apenas em comprar produtos ou adquirir serviços, mas também em absorver novos aprendizados, que possam agregar maior valor para eles.

Sendo assim, para que uma loja venda uma pulseira de prata feminina, ela deverá trabalhar a sua maneira de promover o produto, utilizando a produção de conteúdo como parte importante da estratégia.

Isso quer dizer que ela deverá investir na divulgação de diferentes tipos de materiais, que podem ser de interesse do seu público, atraindo-os para o blog ou para o site da sua empresa.

Dessa maneira, o cliente não vira apenas um comprador, mas pode se tornar um defensor fiel da marca e um leitor assíduo dos seus conteúdos, ao perceber a importância que a empresa dá ao público e o quanto investe para ampliar o conhecimento dele.

Sendo assim, se você deseja criar bons materiais para promover a sua empresa, priorizando a relevância deles, siga na leitura deste artigo para ganhar domínio sobre o tema.

Quais conteúdos posso compartilhar no meu site?

Com o avanço da internet e a utilização de dispositivos móveis cada vez mais frequente, os usuários utilizam as mais diversas plataformas virtuais para acessar conteúdos diferenciados e ricos em informações.

Atualmente, os clientes de uma empresa primam pelo reconhecimento dela no mercado, que muitas vezes ocorre graças aos conteúdos elaborados e publicados no site, que mostram o domínio que ela possui dentro do seu nicho.

Assim, quando uma pessoa precisa recorrer a um conserto de TV led e vai buscar opções na internet, um dos elementos que vai conferir maior valor para o estabelecimento é, justamente, as publicações de relevância que façam o cliente entender o que será feito.

Ou seja, muito mais do que apenas contratar o serviço, o consumidor quer saber do que ele se trata, como será feito e o que pode ser necessário adquirir para realizá-lo.

Os conteúdos podem ser elaborados em diferentes formatos, tais como:

  • Artigos;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Entre outros.

Os artigos são elaborados em textos, e podem ser utilizados para fornecer informações de importância sobre diversos assuntos, geralmente relacionados a temas do segmento onde a empresa atua.

Os vídeos são formatos mais dinâmicos de produção de conteúdos, e podem ser disponibilizados em diferentes plataformas, seja no site da empresa ou nas redes sociais, por exemplo.

O e-book também é um tipo de material escrito, porém de tamanho mais extenso. Em geral, ele pode servir para abordar um assunto de modo mais completo, trazendo ainda mais conhecimento para os leitores.

Os podcasts ganharam relevância na internet nos últimos tempos. Eles são feitos em formato de áudio, que é excelente para quem vai consumi-lo por meio dos dados móveis do celular.

Os webinars, que acontecem em vídeo, podem ser classificados como palestras online, onde um determinado conteúdo é transmitido por uma ou mais autoridades no assunto dentro de um nicho do mercado.

Uma empresa de instalação elétrica externa, assim como uma escritório de contabilidade, pode facilmente utilizar qualquer um dos formatos acima para disponibilizar bons materiais para os seus clientes, e fazer com que o seu site ganhe maior destaque na internet.

Como aumentar a relevância dos seus conteúdos

Produzir conteúdos de qualidade é uma tarefa que exige dedicação e também que os resultados do marketing de conteúdo sejam medidos, já que esse tipo de elaboração depende de conhecimentos sobre o assunto e de uma boa didática.

Por isso, se você deseja aumentar a relevância dos materiais publicados no seu site, blog ou nas suas redes sociais, é importante dominar os elementos a seguir.

Conheça o seu público-alvo

Todo tipo de negócio possui um público-alvo. Isso quer dizer que um determinado grupo de pessoas, com características muito parecidas, possui interesse no que uma empresa quer vender ou promover.

O público-alvo de uma loja especializada em edredons infantis, por exemplo, será composto de uma determinada faixa etária, por pessoas que possuam filhos e que tenham como função adquirir os produtos indispensáveis para o lar.

Sendo assim, a produção de conteúdos relevantes deve levar em consideração as características dessas pessoas, para transmitir um conteúdo que possa interessar a elas.

Utilize a linguagem apropriada

Cada público-alvo, assim como cada segmento, possui um tipo de linguagem apropriada, que pode ser mais formal ou mais informal, dependendo do assunto tratado.

Isso quer dizer que a produção de conteúdos para clientes que buscam serviços como manutenção de empilhadeira será muito mais técnico e profissional do que para pessoas que precisam comprar roupas para crianças.

Uma confecção têxtil especializada na produção de peças para bebês, em contrapartida, deve utilizar uma linguagem mais leve e descontraída, que tenha uma melhor identificação com os seus clientes.

Varie no tipo de conteúdo

Como mencionado acima, é possível utilizar diversos formatos de conteúdo, de acordo com as estratégias de marketing de um estabelecimento.

Em vez de investir em apenas um único formato, pode ser interessante diversificá-los, variando entre a confecção de artigos, produção de vídeos, elaboração de e-books e divulgação de podcasts ou webinars.

Isso não apenas enriquece muito mais o seu público, como torna a experiência de consumir esses materiais interessante e dinâmica.

Ao elaborar um texto técnico sobre o funcionamento de um sistema Nota Fiscal, a empresa também pode adaptá-lo para o formato de vídeo, que deixa a explicação mais simples de ser absorvida.

Dessa forma, é possível aumentar a relevância da sua página, principalmente porque o visitante do seu site possui alternativas para consumir os materiais postados.

Escolha temas de grande interesse

Para trazer um aumento no tráfego do seu site, é indispensável que você elabore conteúdos com assuntos de interesse geral, que possuam ligação com o seu segmento.

Uma papelaria que trabalha com a venda de materiais escolares pode utilizar essa estratégia para confeccionar um artigo para o blog, com dicas para que os pais identifiquem os requisitos de uma boa escola infantil particular.

Esse assunto é de grande importância para as pessoas, que estão sempre em busca de oferecer melhores condições de ensino para os seus filhos.

Com isso, a página não apenas ganha mais atenção dos seus clientes, como também consegue trazer para o site outros visitantes que desejam saber mais sobre esse tema.

Aposte em elementos que façam o seu texto ser encontrado

Elaborar bons materiais é importante, mas também é fundamental que eles sejam encontrados na internet, o que pode ser feito com a ajuda de alguns elementos.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são de grande importância para um site. A otimização para mecanismos de busca é o que garante que uma empresa especializada em serviços de motorista particular bilíngue seja encontrada pelo seu público-alvo.

Por isso, você deve investir no uso de palavras-chave dentro do seu texto, assim como escolher bons títulos e fazer também Guest Post com outros sites, para que públicos de diferentes páginas possam chegar até a sua por meio de links dentro desses conteúdos.

Essa é uma forma bastante eficiente de fazer com que os materiais publicados na sua plataforma possam ser vistos por várias pessoas na internet, inclusive na pesquisa orgânica dos principais buscadores, aumentando a relevância deles.

Garanta a periodicidade e atualize os seus conteúdos

Tão importante quanto desenvolver conteúdos de alta relevância é manter a periodicidade de postagens na sua página.

Isso porque os leitores gostam de receber atualizações sobre uma página, para se manterem sempre por dentro das novidades de um determinado segmento.

Se você quer que o seu site seja valorizado na internet, é indispensável garantir que ele esteja em constante atualização, principalmente no que diz respeito aos seus artigos.

É muito comum que um determinado assunto seja ainda mais estudado e ofereça novas frentes e possibilidades. Dessa maneira, para garantir que os seus conteúdos estejam sempre completos e atualizados, é indispensável que eles sejam revistos periodicamente.

Você pode comunicar essa informação por meio do envio de e-mail marketing para os seus leitores, possibilitando que eles saibam que um conteúdo foi revisado e traz novos conhecimentos sobre o tema.

Saiba como fazer e-mail marketing e entenda como conquistar mais clientes, aproximando sua marca dos seus potenciais clientes.

Além de garantir mais uma visita para o site, você também pode facilitar o compartilhamento desse material por meio de botões na sua página, ou das postagens realizadas nas redes sociais.

Não se esqueça de interagir com os comentários recebidos no seu blog, site ou perfis, que podem ser importantes para aumentar a relevância do seu conteúdo.

Afinal, quanto mais pessoas tiverem acesso a ele, mais ele se torna uma referência na internet, trazendo um aumento interessante no tráfego do site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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