Como investir em captação de leads para ampliar suas vendas

Você sabe o que é captação de leads? A maioria dos comerciantes não sabem e isso acaba por ser um diferencial para alguém que possui um negócio. A captação de leads consiste em uma forma de atrair possíveis clientes até a página online (o site ou rede social) do seu negócio.

Vamos pegar, por exemplo, alguém que está interessado em limpar o piso de mármore de sua casa. Se a pessoa acessa a internet, uma das primeiras atitudes dela será pesquisar no google algo do tipo: “limpeza de mármore”. Ela deseja adquirir conhecimento sobre o assunto (talvez informações do tipo “faça você mesmo”) ou até mesmo pesquisar empresas que prestem o serviço. Ao disponibilizar um material sobre isso, você está fazendo a captação de leads.

A pessoa interessada estará navegando pelo seu site e lendo seu conteúdo. Você trouxe um possível cliente até a sua “porta”. Agora que você tem alguém que já se mostrou interessado no produto em seu site, a venda será muito mais fácil.

Formas de fazer a captação de leads

Um texto SEO, por exemplo, é uma boa forma de fazer a captação de leads. SEO quer dizer “search engine optimization” (em tradução livre, “otimização para motores de busca”) e é justamente isso que ele faz: o google (um dos servidores de busca) disponibiliza uma série de padrões para quem produz conteúdos que, quando utilizados, fazem o mesmo estar entre os primeiros da lista de resultados.

Ainda utilizando o exemplo de limpeza de mármore, pode-se fazer um texto explicativo sobre como funciona o procedimento, sobre os produtos utilizados, abrangendo o tempo que a limpeza leva e por aí vai. Utilizando sempre, é claro, os padrões SEO.

Qualquer tipo de conteúdo acaba por trazer a captação de lead. É muito normal empresas investirem, para além dos textos, em podcasts e vídeos. E, nesses casos, existe a opção de optar por produção própria ou terceirizada, ou seja, pagar para produtores de conteúdos exporem sua marca ou para que esses próprios produtores gerem conteúdo para sua página.

Um produtor de conteúdo de decoração e arquitetura, por exemplo, pode falar sobre sua empresa de esquadrias ou sobre sua fabrica de paletes e do uso desses dois materiais no mundo atual da decoração. Esses tipos de produtores de conteúdo possuem mais confiança dos consumidores, pois eles geralmente sobrevivem proporcionando conteúdo de qualidade. Oferecer um produto ruim significa, para eles, colocar o seu próprio trabalho em risco.

Outro tipo de atividade que gera a captação de leads são os sorteios feitos em redes sociais. Você provavelmente já deve ter se deparado com algo do tipo no instagram ou no facebook. “Marcando seus amigos e compartilhando você estará concorrendo a…” Esse tipo de promoção funciona. Você atrai pessoas interessadas em seus produtos e também os amigos dela que, por dividirem a mesma vivência (já que são amigos), acabam por terem gostos parecidos.

São, então, formas de conquistar leads:

Por que fazer a captação de leads

Hoje em dia, estar na internet é algo necessário para um comerciante. Estar na rede mundial de computadores te coloca em posição de destaque. Grande parte dos clientes guiam suas compras pelos resultados que acham no mundo virtual.

E isso vale para qualquer segmento. Alguém que busca, por exemplo, empresas de engenharia elétrica, ao entrar em um site de uma companhia do tipo que fornece conteúdo explicando detalhes sobre operações, se sentirá mais seguro. A empresa fornece informações sobre seu trabalho e permite, de forma simples, que o cliente entenda um pouco o que irá acontecer quanto ao serviço encomendado.

Gerar conteúdo de qualidade, então, além de aumentar a visibilidade da marca, aumenta a confiança do cliente para com a empresa: “se a empresa explica como o processo acontece, é porque está preocupada com o resultado”.

Para comerciantes que querem aumentar o alcance de seus negócios, vale pesquisar sobre o assunto e procurar uma agência especializada em marketing digital. O resultado costuma vir de forma proveitosa e o gasto se torna um investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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