Como aumentar as vendas com automação de marketing

A automação de marketing simplifica, automatiza e monitora as tarefas práticas de marketing, visando aumentar as vendas da empresa.

Uma boa plataforma de automação de marketing vai muito além de facilitar a vida da equipe de marketing, ela também deve ajudar a equipe de vendas no fechamento de novos negócios.

Confira alguns benefícios de como aumentar as vendas com automação de marketing com o objetivo de facilitar e acelerar os resultados, tanto para a empresa quanto para as equipes:

Melhorando a qualificação dos leads

Primeiramente a equipe de marketing deve preparar o lead para depois passá-lo para a equipe de vendas trabalhar.

Os vendedores reclamam que recebem da equipe de marketing muitos leads que não são qualificados, com isto acabam perdendo tempo e oportunidades de vendas, que por sua vez atrapalha o time de bater metas.

Determinar quando um possível cliente está pronto para ser encaminhado para a equipe de vendas pode ser difícil, porém, usar uma plataforma de automação de marketing irá facilitar esse trabalho.

Com a automação de marketing é possível rastrear todos os passos dos leads durante a navegação no site ou e-commerce. Este rastreamento acontece de maneira básica, como por exemplo, verificando quais páginas o lead visitou e por quanto tempo permaneceu.

A ferramenta é um recurso importante na segmentação dos leads, sem ela não é possível traçar boas estratégias de marketing antes de conhecer quem é nosso público.

Lembre-se que entregas de valor só acontecem quando entendemos com quem estamos nos comunicando.

Através dessa estratégia é possível focar nos leads que verdadeiramente têm a possibilidade de serem convertidos em clientes e ainda encontrar novos potenciais consumidores para a empresa.

Conhecendo seu público

Pontuar o lead é uma estratégia da automação que irá mostrar em qual jornada de compra o lead se encontra com base nas ações executadas por ele mesmo, além de ajudar na qualificação.

É possível aumentar ou diminuir esta pontuação em função dos dados demográficos, informações pessoais ou profissionais, como o sexo da pessoa ou o cargo que ocupa na empresa, dentre inúmeros outros critérios.

Quando um lead atinge um limite definido, ele pode ser considerado “pronto para vendas” e já pode ser passado para a equipe de vendas trabalhar ou para pré-vendas prospectar este cliente.

Por exemplo, vamos imaginar que o perfil de cliente ideal da sua empresa sejam mulheres com cargo de diretora de marketing em grandes empresas de serviços.

Logicamente, quando a automação de marketing identifica este perfil na base de leads, acessando uma página importante no site, uma ação deve ser disparada, seja enviando o lead para o CRM, seja enviando um e-mail com mais informações.

A pontuação dos leads ajuda a garantir que sua equipe de vendas não perca tempo com leads não qualificados, e também ajuda a reduzir os ciclos de vendas.

Personalizando o conteúdo no site

Quando um lead chega ao seu site, ele já teve uma impressão da sua empresa. Um site personalizado aumentará sua taxa de conversão e causará uma melhor impressão.

Os dados do cliente e do lead (quem são, onde trabalham, comportamento on-line, etc.) podem ser usados ​​para personalizar as páginas de destino e outros conteúdos visualizados por cada lead. Até as experiências dos visitantes anônimos ao site podem ser personalizadas.

Por exemplo, se você é um revendedor on-line e um lead que está pesquisando por um tipo de produto ou serviço acessa seu site, uma página sobre o produto ou o serviço que ele procura pode ser apresentada.

O conteúdo personalizado ajuda a criar um relacionamento melhor e pessoal com o lead, garantindo que a experiência com sua empresa seja a melhor possível.

Ao rastrear as interações que os leads tiveram com sua empresa, enviando essas informações através de uma plataforma de CRM, garante que a equipe de vendas tenha uma conversa personalizada e eficaz com cada lead, por isso também a importância de utilizar de forma integrada CRM e automação de marketing.

Forneça à sua equipe de vendas as informações que eles precisam para acompanhar e identificar se os leads estão prontos para vendas.

É importante para a sua equipe ter todas as informações necessárias para que eles possam saber como conversar com cada lead.

Indo além do e-mail marketing

Quando falamos em automação de marketing é muito comum as pessoas associarem apenas com e-mail marketing e disparo automático de mensagens. Porém, não é só isso.

Por exemplo, quando um lead interage com sua empresa, é importante mantê-lo atualizado com conteúdo relevante e que, de fato, faça este lead avançar na jornada.

O uso de campanhas de e-mail marketing disparadas automaticamente com base nas ações dos leads no site ajudam a transformá-los em clientes sem desperdiçar o tempo da equipe de pré-vendas e vendas.

Continuando o exemplo, se o lead que está navegando no site visualiza uma página de preços, então um e-mail projetado para o interesse e perfil do lead ​​poderá ser enviado.

Segmentando a nutrição de leads

Em um mundo ideal, todos os leads de marketing estariam prontos para vendas. Mas, na realidade, a maioria dos leads não estão prontos e precisam ser trabalhados antes de serem passados ​​para vendas.

Ao implementar a nutrição segmentada de leads, você pode fornecer conteúdo específico para cada lead, a fim de qualificá-los para vendas, quando estiverem prontos.

A nutrição segmentada de leads pode ser feita por setor, função, tamanho da empresa, etapa da jornada, dentre inúmeros outros critérios.

Aqui está o segredo para ter sucesso nas estratégias de marketing. Quem quer aumentar vendas com automação de marketing precisa obrigatoriamente trabalhar de forma segmentada.

Acompanhe seus leads em todos os canais

Seus clientes em potenciais estão em todos os canais, seja navegando nas redes sociais, pesquisando na web, etc, então é importante acompanhar cada interação que o lead tem com sua empresa, independentemente do canal.

Isso ajudará a direcionar a mensagem para um possível cliente, com base em quais tipos de conteúdo ele está interagindo e, com isto, ajudando a aumentar as vendas, pois o conteúdo relevante é a principal maneira de manter um potencial cliente envolvido com sua empresa.

Utilize ferramentas e integrações específicas para sua plataforma de automação de marketing, como enriquecimento de dados, chatbot e conteúdos personalizados para envolver seus leads com uma mensagem oportuna, relevante e pessoal, tudo para melhorar a conversão.

Monitorando seus resultados

Os resultados do marketing de conteúdo podem ser facilmente medidos pela melhoria e aumento do tráfego do site.

A maioria das empresas acabam apenas aplicando os recursos nas estratégias, mas se esquecem completamente de utilizar os indicadores de desempenho para acompanhar os resultados.

Se não utilizar as métricas, dificilmente saberá quais são as estratégias que, de fato, estão funcionando na sua empresa e certamente terá problemas para atingir o máximo de desempenho e de retorno sobre seus investimentos.

A equipe de marketing precisará acompanhar o ROI de todas as campanhas que executam para ver se há resultados tangíveis.

Ao rastrear os dados, saberão quais ações geram os melhores resultados de receita e continuarão aperfeiçoando e executando da maneira mais assertiva, cancelando aquelas que não estão gerando o resultado esperado.

Uma plataforma de automação de marketing não oferece apenas benefícios para a equipe de marketing, contribui também para a equipe de vendas conquistar mais negócios, com mais frequência e eficiência.

Resumindo, aumentar as vendas com automação de marketing significa identificar quais leads devem ter prioridade na jornada de compra, pois são estas as pessoas com maior chance de adquirir um produto e serviço da sua empresa.

[eBook] Guia completo de automação de marketing e vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!

Fonte de inspiração para este conteúdo: 7 Ways to Increase Sales with Marketing Automation

Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *