3 ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer

Todos sabemos que a comunicação interna se tornou um dos pilares do setor de Recursos Humanos, porém, muitas vezes falta conhecer toda a variedade de ferramentas disponíveis para utilizá-la de maneira eficiente.

O avanço tecnológico, nesse sentido, nos possibilita cada vez mais instrumentos com maior alcance e quase nenhum custo, como o e-mail que, embora já naturalizado, foi uma grande transformação na década de 90, momento em que se tornou popular.

Atualmente, surgem novos recursos que vêm se agregando a práticas comuns e substituindo algumas antigas.

Para explicar melhor, separamos três ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer.

1. Newsletter interna

Esse conceito se refere a uma forma de comunicação por escrito dirigida a um determinado grupo de pessoas. Dentro de uma organização, pode se tornar um importante instrumento motivador, além do fim comunicativo, uma vez que pode-se utilizá-lo para destacar o desempenho da equipe e incentivá-la a alcançar novas metas.

Tal ferramenta tem um caráter informativo e estratégico. A empresa SimTejo, por exemplo, criou uma Newsletter mensal interna sobre eficiência energética para seus colaboradores, visto que o consumo e o custo de energia foram sempre uma preocupação do grupo. Nesse caso, a Newsletter era divulgada via e-mail e afixada em murais dentro da empresa, a fim de inspirar colaboradores a manterem o uso consciente de energia, o que trouxe resultados positivos, fomentando discussões internas acerca de suas práticas.

2. Intranet

Uma intranet atualizada e com informações úteis pode poupar tempo e esforço, pois ela consiste numa ferramenta comum a todos, evitando que uma mesma informação tenha que ser repassada diversas vezes, o que traz certo risco de ocorrerem distorções ao longo do caminho.

Sendo uma rede privada, acessada somente com usuário e senha, o quesito segurança fica preservado e as informações internas consequentemente não correm o risco de serem espalhadas.

Além disso, cria-se o hábito diário de o colaborador se informar, ajudando também na autonomia do mesmo, visto que não necessita de outra pessoa para obter uma determinada informação.

3. Videoconferência

Esse recurso pode ser a solução para problemas como distância, engarrafamento, compromissos em diferentes filiais etc. Em grandes cidades, onde a locomoção se torna um grande desafio, a videoconferência pode suprir a necessidade presencial que, por exemplo, uma reunião necessita.

Entre as vantagens dessa ferramenta, podemos destacar:

  • Oferece liberdade quanto à apresentação, permitindo a utilização de textos, imagens, áudios e vídeos.
  • Pode ser previamente esquematizada.
  • Pode ser um canal para a realização de palestras e reuniões entre pessoas que se encontram em localizações muito distantes.
  • Atinge um grande número de pessoas e evita interpretações ambíguas.

Para que ela funcione de forma eficaz, é preciso, portanto, um bom acesso à internet, para evitar interferências, além de aparelhos de boa qualidade e sistemas adequados para o meio corporativo.

Diante disso, uma empresa preparada para se comunicar com seus colaboradores de formas variadas está sempre prevenida quanto aos possíveis imprevistos. Afinal, uma das características principais de um empreendedor de sucesso é a de se antecipar aos acontecimentos para, assim, nunca ser pego de surpresa.

Você já utiliza essas ferramentas de comunicação interna? Deixe um comentário neste post e conte-nos sua experiência!

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