Tudo que você precisa saber sobre marketing pessoal

Todos os dias somos bombardeados pelas estratégias e campanhas de marketing de empresas, marcas e produtos. Essas táticas, já muito conhecidas de todos, são utilizadas para vender produtos e serviços e, também, aumentar a percepção do público em relação a uma determinada marca.

O que muita gente não sabe é que também é possível utilizar esse conjunto de estratégias na própria promoção pessoal, alavancando oportunidades no meio profissional. Isso é o marketing pessoal, vital para qualquer profissional hoje em dia. Quer saber mais? Confira!

O que é o marketing pessoal

O marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias que, se aplicadas de maneira planejada e coerente, ajudam a atribuir valor à imagem pessoal e profissional de alguém.

Diferentemente da publicidade, o marketing pessoal envolve uma série de estratégias e pontos que devem ser levados em consideração, capazes de melhorar a percepção das pessoas acerca da sua imagem.

Não é mais suficiente apenas ser visto. É preciso aplicar vários conceitos de marketing para que você possa se tornar referência na sua área, melhorando sua imagem perante outras pessoas.

O que está envolvido no marketing pessoal

Existem muitos fatores que fazem a diferença quando falamos de marketing pessoal. Entre eles, podemos destacar 4 pontos fundamentais que você deve se atentar:

Aparência adequada

Mais do que falar de boa aparência, devemos destacar a necessidade de se adequar dentro da sua área de atuação. É triste ser julgado apenas pela maneira como você se veste, mas essa é — infelizmente — uma realidade no mercado. Portanto, mais do que pensar em um visual “bom” ou “ruim”, preocupe-se em se adequar ao seu ambiente.

Comunicação

É fundamental que você saiba se comunicar bem. Fala, escrita e leitura são pontos cruciais para uma boa imagem, pessoas comunicativas saem na frente.

Relacionamento profissional

Seja com superiores, seja com subordinados, é preciso manter um bom relacionamento profissional com todos. Idealmente, as relações seriam mais horizontais, mas nem todas as empresas adotam esse modelo. Por isso, entenda como funciona a hierarquia no seu ambiente para que você possa se relacionar com seus colegas de maneira saudável.

Segurança

Pessoas que possuem segurança em seu trabalho e passam isso na sua postura e na maneira de se relacionar são admiradas por todos. Por isso, é essencial que você conheça seus limites e seus pontos positivos e trabalhe de acordo com o que seja necessário para sempre melhorar.

As vantagens do marketing pessoal

Uma boa imagem perante outros profissionais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso no ambiente de trabalho. Por isso, nada mais benéfico para a carreira de alguém do que investir nas boas práticas de marketing pessoal, visando o aprimoramento da própria imagem.

É sempre bom lembrar que, atualmente, a postura pessoal deve ser analisada e cuidada, também, no ambiente virtual. Muitas empresas investigam as redes sociais e os padrões de comportamento on-line de um possível candidato à uma vaga de emprego. Por isso, leve seu marketing pessoal também para seus perfis em redes sociais!

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos nas redes sociais! A Inovatize está no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Guia para aumentar a taxa de abertura de campanhas de e-mail marketing
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email