Tecnologia e PME: por que essa amizade precisa acontecer?

As inovações tecnológicas revolucionaram o mundo dos negócios e a consolidação da relação entre tecnologia e PME se faz cada vez mais necessária. Todas essas transformações alteraram a forma como trabalhamos, interagimos e aprendemos.

A tecnologia está claramente desempenhando um papel importante nas PME´s, ajudando-as a superar barreiras tradicionais, na medida em que a competência digital está se tornando a nova “moeda” de crescimento.

Confira a seguir alguns exemplos de como contribuir positivamente para que seu negócio cresça e se mantenha à frente da concorrência.

Abrace novas soluções

É imprescindível que sua empresa adote novas tecnologias, antes que seja tarde demais — ignorar essa necessidade deixará seu negócio atrasado na “corrida digital” e questionando o que poderia ter sido feito.

Mas o que significa tudo isso? O instituto de pesquisas IDC realizou um estudo de alcance global sobre o assunto e descobriu que há uma clara correlação entre o uso das tecnologias digitais e a velocidade do crescimento empresarial. Dois dos resultados ilustram claramente a necessidade da adoção de soluções tecnológicas:

  • 60% dos empreendedores entrevistados disseram que as novas soluções tecnológicas permitiram a eles revisar seus fluxos de trabalho, agilizar processos e aumentar a produtividade;
  • 39% acreditam que uma participação ativa na economia digital será essencial para a sobrevivência de suas empresas nos próximos 3 anos.

Esteja sempre acessível

A evolução das tecnologias on-line permitiu que colaboradores, empreendedores e empresas venham a operar de modo mais ágil, acessível e rastreável.

As pessoas já não estão mais restritas a um escritório: podem trabalhar em qualquer lugar se tiverem acesso móvel ao sistema da empresa ou à tecnologia em nuvem — que permite acessar sistemas e arquivos a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Para um empreendedor, as horas de trabalho não se restringem ao “horário comercial”. Você deve estar sempre acessível para resolver quaisquer problemas que surgirem e para atuar em prol do crescimento de seu negócio.

Aproveite o tempo economizado com a união entre tecnologia e PME

Os recursos tecnológicos devem ser encarados como facilitadores para tornar o trabalho em uma PME mais flexível e produtivo. Os dispositivos móveis difundiram a forte tendência do home office, tornando possível resolver questões relevantes de seu negócio sem que, para isso, ter que gastar com escritório, aluguel, contas de manutenção etc.

Micro e pequenos empresários são conhecidos por serem multitarefas. O desafio agora consiste em economizar tempo e utilizar as novas tecnologias para se concentrar nas ações que agregam mais valor ao negócio é o melhor caminho.

Garanta uma boa comunicação com os clientes e fortaleça sua presença digital

A comunicação não deve ser vista como algo maçante: seja com colaboradores, colegas ou clientes. É possível, atualmente, falar com qualquer pessoa aonde quer que ela esteja e ainda reduzir custos com telefone. Plataformas como o Skype, por exemplo, permitem a realização de videoconferências globais.

Estabelecer boas comunicações com seus clientes é crucial: eles precisam acessar facilmente os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece e saber com quem podem entrar em contato, caso precisem de ajuda ou desejem realizar uma nova compra.

Por isso, sua empresa deve construir um bom website — com conteúdo atualizado, funcionando sem problemas e que encaminhe seu cliente à estrutura de apoio no momento em que for preciso.

Além disso, neste contexto de grande integração entre tecnologia e PME, manter uma presença online consistente auxiliará para gerar uma imagem mais profissional para sua empresa.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude a fortalecer a relação entre tecnologia e PME!

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *