O que é ownCloud e como ele pode ser fundamental para sua empresa?

A computação na nuvem tem se destacado como uma das principais tecnologias para quem pretende otimizar as rotinas internas e ganhar potencial competitivo. Dentre estas tecnologias, se destaca o ownCloud.

Serviços de nuvem são mais escaláveis, dão ao negócio a capacidade de aumentar a sua mobilidade e podem ser personalizados de acordo com a demanda interna. Além disso, a nuvem consegue reduzir custos operacionais e integrar times para aumentar a sua produtividade.

E, para garantir que essa tecnologia seja adotada com alta eficiência, controle e segurança, empresas estão optando por investir em servidores Linux privados para executar as suas aplicações de cloud computing.

Gestores terão um elevado controle sobre o acesso a recursos e ao modo como todos os ativos são configurados. Consequentemente, a nuvem privada trará para o ambiente corporativo todas as vantagens do cloud computing sem comprometer as políticas de segurança digital, compliance e privacidade.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então confira abaixo como é possível investir na computação em nuvem privada com o auxílio de soluções Linux como o ownCloud!

O que é um servidor Linux

O servidor Linux é uma variação dos sistemas baseados em Linux voltadas para usos pesados, que demandam maior disponibilidade, estabilidade e segurança. Por ser flexível, esse tipo de sistema consegue ser personalizado para usos específicos, garantindo o máximo de performance para os usuários.

Um servidor Linux pode ser configurado para gerenciar um serviço de VoIP, ou CRM, por exemplo. Além disso, a companhia pode criar a sua própria nuvem privada a partir de aplicações baseadas em software livre, maximizando o controle e a segurança dos dados internos.

Como o servidor Linux se relaciona à ideia de nuvem privada

A nuvem privada é um tipo de infraestrutura de cloud computing em que apenas uma empresa obtém acesso aos recursos. Ao contrário da nuvem pública, os serviços não são compartilhados com outros usuários.

Assim, é possível obter um maior controle sobre a gestão do ambiente de cloud computing e fatores como as políticas de segurança digital e de acesso.

A gestão dos serviços de cloud computing é de responsabilidade da empresa que utiliza os serviços. Diante disso, é crucial que o gestor saiba escolher por sistemas e softwares de alta performance, que estejam alinhados com os objetivos do empreendimento e o seu perfil corporativo.

E, nesse sentido, o Linux destaca-se pela sua flexibilidade. Por meio de um sistema open-source, a empresa pode definir uma infraestrutura de cloud computing de acordo com premissas e regras internas. Além disso, caberá ao negócio decidir quando (e como) efetuar mudanças em seus equipamentos ou softwares.

Principais benefícios da adoção dessa estratégia

A adoção da computação na nuvem em um ambiente privado traz ao negócio uma série de vantagens. Esse tipo de solução permite a criação de um ambiente de trabalho totalmente personalizado, com configurações, equipamentos e softwares definidos pela empresa. Assim, tem-se maior controle sobre os ativos e sobre como os dados são gerenciados.

A segurança digital, por exemplo, é maior em infraestruturas de cloud computing gerenciadas por uma única empresa. Nesse cenário, o gestor implementa as suas próprias regras de controle, acesso e privacidade.

Assim, o ambiente de trabalho dos profissionais internos sempre estará alinhado com as normas de compliance do negócio.

Se a empresa possuir um sistema de segurança digital próprio, ele será totalmente integrado ao ambiente de cloud interno.

Ao mesmo tempo, caso a companhia opte por mudanças, elas poderão ser implementadas rapidamente, uma vez que caberá a ela definir os processos de modificação de hardware e software.

Assim, a nuvem privada apresenta-se como um diferencial competitivo para empresas que buscam novas formas de manter a sua rotina integrada e com alta agilidade.

Nesse caso, não haverá a necessidade de utilizar serviços que compartilham dados com terceiros para ter acesso aos benefícios do cloud computing: o ganho de mobilidade, performance e inovação será obtido sem comprometimento da privacidade interna.

Criando um ambiente de cloud computing privado por meio do ownCloud com alta performance e segurança

O ownCloud é um software que permite a configuração de uma nuvem privada com agilidade e segurança.

Ele possui uma série de serviços e recursos, como a possibilidade de compartilhar informações, integração com aplicativos externos e dispositivos em rede. Pode ser adquirido gratuitamente ou em versões pagas, que possuem suporte a alguns recursos avançados.

Essa ferramenta é totalmente gerenciada via web. Isso torna muito mais simples a vida dos usuários, que poderão acessar os seus recursos em qualquer local em que possuam acesso à internet diretamente no navegador.

É possível configurar recursos diferentes para cada grupo de usuários. Isso facilita a segmentação da infraestrutura, que será distribuída de acordo com as necessidades de cada time.

Além de compartilhar dados, usuários do ownCloud também podem criar calendários que são acessíveis para várias pessoas. Isso é útil em projetos e rotinas de trabalho integradas, em que há colaboradores atuando em diferentes locais.

Nesses casos, os horários de um evento são ajustados automaticamente para o local em que o usuário se encontra. Além disso, cada evento ou agenda pode ser compartilhado de acordo com regras definidas pelo seu dono, dando maior controle sobre as pessoas que podem visualizar os dados.

Por possuir o código-fonte acessível para a comunidade, o ownCloud também pode ser personalizado pela empresa. Assim, plug-ins e recursos serão adaptados para a realidade interna, dando maior controle sobre como o serviço é executado.

Vale destacar, também, que a possibilidade de acessar os registros via computadores com Linux, Windows, macOS e aparelhos móveis baseados no Android ou iOS torna o ownCloud a ferramenta perfeita para empresas que possuem uma infraestrutura diversificada.

Não só o negócio terá o controle de um ambiente privado, mas também a versatilidade para integrar totalmente a sua plataforma de cloud computing nas rotinas do negócio.

Outra função importante é a possibilidade de recuperar dados removidos indevidamente. Assim, caso alguém apague algo sem querer, os prejuízos serão reduzidos.

Em ambiente Linux, o ownCloud atinge o máximo de performance. Ele combinará a força dos sistemas de código aberto para que usuários possam utilizar, da melhor forma possível, os recursos disponíveis, otimizando a sua rotina de trabalho e integrando os seus processos ao dia a dia de vários setores.

Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter para receber dicas sobre tecnologia corporativa em primeira mão!

Ebook Guia Prático Conheça as vantagens de utilizar um sistema CRM em sua empresa
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email