Marketing na crise: entenda como um CRM pode te ajudar a superá-la

Crise, crise, crise! A palavra se tornou um verdadeiro fantasma para o empreendedor brasileiro e está presente em telejornais, mídias sociais e, até mesmo, nas informais conversas familiares: não há como fugir do tema.

É justamente nesse momento, no entanto, que é preciso redefinir estratégias e pensar em maneiras para garantir mais resultados para o negócio. Afinal, não podemos ficar de braços cruzados diante da situação, certo?

O marketing, definitivamente, é um bom começo para se manter resiliente. Conquistar novos clientes e fidelizar os antigos sempre foi uma forma de garantir a estabilidade para o negócio. E, para que o marketing da empresa seja perfeito, você vai precisar de um CRM.

Quer entender mais sobre o assunto? Então confira, logo a seguir, como um CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar o marketing na crise!

Otimize os recursos com marketing

Em tempos de crise econômica, economizar é a palavra de ordem, certo? Acontece que não podemos cortar custos em marketing sem ter a certeza de que os resultados serão mantidos — ao contrário, em uma crise, devemos garanti-los. É preciso, portanto, pensar, de maneira estratégica, nos recursos da área.

Com um CRM, você consegue avaliar o rendimento de cada uma das suas ações de marketing junto aos clientes. Assim, descobre quais delas estão gerando mais satisfação e, o que é mais importante, quais estão gerando mais resultados.

Crie campanhas bem-sucedidas

Por falar em otimização dos custos, é claro que outra grande necessidade em tempos de crise é aumentar a receita, certo? Como vimos, o CRM pode ajudá-lo a desenvolver campanhas mais precisas, focadas nas expectativas reais da clientela.

Afinal, lidaremos com dados concretos sobre os clientes e saberemos exatamente o que está sendo bem recebido ou não. Seria melhor apostar mais em mídias sociais? Ou, quem sabe, em links patrocinados? Todas as perguntas podem ser respondidas.

Desenvolva o relacionamento

Não importa se o país passa por uma crise ou não. O fato é que clientes fidelizados costumam continuar consumindo com a empresa que conquistou a sua confiança. Acontece que, para fidelizar, é preciso conhecer as necessidades desses clientes, certo?

O CRM pode ajudá-lo a acompanhar os principais indicadores, dentre eles aqueles relacionados à satisfação do consumidor. O resultado é que a sua empresa saberá se está seguindo o caminho certo dentro do que é proposto no marketing de relacionamento.

Garanta uma organização limpa

Por fim, é importante sempre ressaltar que o CRM ajuda a otimizar não só os dados da clientela, como também alguns processos internos veiculados ao atendimento. Isso é fundamental para garantir a melhoria do marketing na crise, mas também auxilia na criação de uma organização limpa.

O que isso significa? Com processos mais enxutos e claros, todos podem realizar o trabalho da forma mais eficiente possível, evitando qualquer tipo de “poluição” que exista. Assim, sua empresa está preparada para passar por essa situação de uma maneira muito mais proativa.

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