Marketing na crise: entenda como um CRM pode te ajudar a superá-la

Crise, crise, crise! A palavra se tornou um verdadeiro fantasma para o empreendedor brasileiro e está presente em telejornais, mídias sociais e, até mesmo, nas informais conversas familiares: não há como fugir do tema.

É justamente nesse momento, no entanto, que é preciso redefinir estratégias e pensar em maneiras para garantir mais resultados para o negócio. Afinal, não podemos ficar de braços cruzados diante da situação, certo?

O marketing, definitivamente, é um bom começo para se manter resiliente. Conquistar novos clientes e fidelizar os antigos sempre foi uma forma de garantir a estabilidade para o negócio. E, para que o marketing da empresa seja perfeito, você vai precisar de um CRM.

Quer entender mais sobre o assunto? Então confira, logo a seguir, como um CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar o marketing na crise!

Otimize os recursos com marketing

Em tempos de crise econômica, economizar é a palavra de ordem, certo? Acontece que não podemos cortar custos em marketing sem ter a certeza de que os resultados serão mantidos — ao contrário, em uma crise, devemos garanti-los. É preciso, portanto, pensar, de maneira estratégica, nos recursos da área.

Com um CRM, você consegue avaliar o rendimento de cada uma das suas ações de marketing junto aos clientes. Assim, descobre quais delas estão gerando mais satisfação e, o que é mais importante, quais estão gerando mais resultados.

Crie campanhas bem-sucedidas

Por falar em otimização dos custos, é claro que outra grande necessidade em tempos de crise é aumentar a receita, certo? Como vimos, o CRM pode ajudá-lo a desenvolver campanhas de marketing mais precisas, focadas nas expectativas reais da clientela.

Afinal, lidaremos com dados concretos sobre os clientes e saberemos exatamente o que está sendo bem recebido ou não. Seria melhor apostar mais em mídias sociais? Ou, quem sabe, em links patrocinados? Todas as perguntas podem ser respondidas.

Desenvolva o relacionamento

Não importa se o país passa por uma crise ou não. O fato é que clientes fidelizados costumam continuar consumindo com a empresa que conquistou a sua confiança. Acontece que, para fidelizar, é preciso conhecer as necessidades desses clientes, certo?

O CRM pode ajudá-lo a acompanhar os principais indicadores, dentre eles aqueles relacionados à satisfação do consumidor. O resultado é que a sua empresa saberá se está seguindo o caminho certo dentro do que é proposto no marketing de relacionamento.

Garanta uma organização limpa

Por fim, é importante sempre ressaltar que o CRM ajuda a otimizar não só os dados do cliente, como também alguns processos internos veiculados ao atendimento. Isso é fundamental para garantir a melhoria do marketing na crise, mas também auxilia na criação de uma organização limpa.

O que isso significa? Com processos mais enxutos e claros, todos podem realizar o trabalho da forma mais eficiente possível, evitando qualquer tipo de “poluição” que exista. Assim, sua empresa está preparada para passar por essa situação de uma maneira muito mais proativa.

Gostou do nosso post sobre marketing na crise? Então que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de muitas outras novidades?

Ebook Guia Prático Conheça as vantagens de utilizar um sistema CRM em sua empresa
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google
Share on linkedin
Linkedin
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *