Gestão de equipe: como ter uma equipe de sucesso

A correta gestão de equipe é um importante passo para o sucesso de qualquer negócio, isso porque times bem desenvolvidos produzem mais, são mais comprometidos e engajados na busca pelos objetivos organizacionais.

Para ter uma equipe de sucesso é necessário o investimento em múltiplas atividades, tais como: comunicação interna, desdobramento de metas, feedback e modernos sistemas de gestão. Os resultados, claro, poderão ser vistos de diversas formas.

Quer saber mais sobre como desenvolver seu time de trabalho? Continue lendo nosso conteúdo e veja algumas dicas que separamos especialmente para você.

1. Contrate estrategicamente

Tudo se inicia ainda no processo de recrutamento e seleção, onde um novo profissional pode ser integrado ao atual time de trabalho. Nesse momento, é importante focar na contratação de pessoas realmente talentosas e que possam contribuir para o crescimento da empresa.

Desse modo, o primeiro passo é fazer uma boa análise do cargo, buscando identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao seu futuro ocupante. Com isso é possível mitigar as chances de uma má contratação, além de facilitar o processo de seleção.

2. Aprimore a comunicação interna

A comunicação interna é aquela que possui foco exclusivo nos trabalhadores, ajudando a alinhar a equipe em torno de um mesmo objetivo. Para Peter Drucker, guru da administração, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa só acontecem por falta de comunicação.

Para otimizar o diálogo com os funcionários da companhia, algumas ferramentas podem ser usadas, veja as principais: intranet, e-mail corporativo, caixa de sugestões, mural de recados, redes sociais corporativas e sistemas especializados.

3. Defina metas inteligentes

Boas metas funcionam como uma bússola para os funcionários, ajudando a sintonizar todos na busca pelos resultados desejados pela empresa. Apesar disso, muitas metas ainda são desenvolvidas de forma incorreta, deixando aspectos fundamentais de lado.

Toda boa meta deve ter cinco principais características, elas devem ser de fácil compreensão, relevantes para o negócio, alcançáveis pelos funcionários, mensuráveis e ter um prazo preciso para seu alcance, geralmente mensal ou trimestral.

4. Implemente um sistema de CRM

Na gestão de equipe, é importante ter um software de CRM (customer relationship management) que contribua para cadastrar, acompanhar e mensurar os dados relacionados aos compradores. Assim fica mais fácil avaliar o rendimento dos funcionários e suas vendas.

Diversos indicadores podem ser monitorados com esse sistema, os quais podem ajudar a melhorar o atendimento prestado pelos funcionários e a eficácia das ações de vendas. Os indicadores mais comuns são: Churn Rate; Net Promoter Score; Lifetime Value; dentre outros.

5. Treine constantemente

Equipes de sucesso possuem integrantes competentes para o desempenho de suas atividades diárias, o que só é possível por meio de um bom treinamento. Toda capacitação tem foco nas deficiências do time, que serão identificadas por meio da avaliações de desempenho dos funcionários e dos sistemas internos de gestão.

Além de definir o treinamento ideal, também é importante escolher o modelo que será usado. O treinamento pode ser feito dentro ou fora da organização, presencialmente ou a distância. A melhor escolha vai depender da disponibilidade dos funcionários e do orçamento disponível.

Agora você está pronto para fazer a gestão de equipe e maximizar os resultados da empresa. Aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário!

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