Aprenda como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

O planejamento estratégico é uma das atividades mais importantes para a gestão de qualquer tipo de negócio.

É através dele que os gestores conseguem entender qual o espaço ocupado pela organização no mercado, bem como se orientar para seguir um caminho que traga bons resultados.

Fazer o planejamento estratégico consiste em analisar a organização sob diversos ângulos, de maneira que seja possível direcionar seus rumos, pensar em ações para atingir as metas, sempre monitorando o trabalho para ver o quão perto se está de tudo que foi planejado.

Neste conteúdo vamos mostrar a você como fazer um planejamento estratégico em 6 passos. Veja só!

Por que você precisa de um planejamento estratégico?

Antes, vamos lembrar porque ter um planejamento é importante.

O planejamento estratégico é uma espécie de guia. É por meio deste planejamento que você e todos os demais envolvidos sabem exatamente onde se deve chegar, reconhecendo o momento atual e realizando uma projeção realista do futuro.

Existem diversas razões para você ter um planejamento estratégico, porém 4 se destacam. São elas:

  • Fácil avaliação do progresso usando metas mensuráveis;
  • Motivação para trabalhar melhor e com mais criatividade;
  • Gestão eficaz dos possíveis obstáculos e fraquezas durante a execução do plano;
  • Aumento da lucratividade.

Como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

1. Determine uma meta

Se estamos falando de um plano estratégico para uma organização, o primeiro passo, naturalmente, é olhar para o futuro e identificar uma meta para ser seguida pela empresa.

Um detalhe importante neste ponto: as metas precisam ser possíveis, do contrário a equipe envolvida ficará sempre desmotivada.

Seguindo a metodologia SMART, podemos dizer que a meta precisa ser específica (specific), mensurável (measurable), alcançável (achievable), realista (realistic) e temporais (time bound).

2. Analise e entenda a organização

A definição de metas e o entendimento da organização caminham relativamente juntos na hora de fazer o planejamento estratégico. Até mesmo porque é difícil definir uma meta para uma organização que não se conhece.

Além das análises por departamento, para compreender o processo de funcionamento do negócio, é importante também entender o posicionamento da empresa em uma análise SWOT, onde é possível identificar suas Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

3. Defina as diretrizes organizacionais

O trabalho de análise prepara todo o contexto da empresa para que ela entenda quais suas diretrizes organizacionais. Esse estágio inclui sua missão, visão e valores, três conceitos muitas vezes confundidos entre si.

Missão é o propósito fundamental de existência da empresa, visão é estado futuro desejado para o negócio e valores sãos os sentimentos que estruturam a cultura organizacional.

4. Faça um diagnóstico do cenário

Entendido o papel da empresa no mercado, e antes de partir para o plano de ação, chega a hora de analisar o cenário em que ela está presente.

Nessa análise devem ser incluídos todos os atores envolvidos no processo: concorrente, público-alvo, fornecedores, e quem mais for necessário.

Uma análise SWOT pode ajudar a entender os concorrentes, assim como fornecedores. Para o público-alvo, vale uma boa pesquisa sobre os atuais e potenciais clientes para definir o perfil do cliente ideal.

5. Determine um plano de ação

Depois de ter olhado para dentro e para fora da empresa, é necessário definir quais ações serão tomadas para atingir a meta definida no início.

Esse é o momento mais prático do planejamento estratégico e é quando a empresa define os caminhos que vão levá-la aos seus objetivos. Lembrando que quanto mais detalhado for o plano de ação, melhor.

6. Monitore e avalie os resultados

De nada adianta fazer um planejamento, se não for capaz de mensurar o quão perto se está de atingir os objetivos. Por isso o monitoramento de métricas de desempenho é tão importante em um planejamento estratégico.

Erros para evitar no planejamento estratégico

O principal erro que você não pode cometer é trabalhar com suposições. É claro que podemos usar um pouco de intuição na hora de criar nosso planejamento estratégico, mas nada de exageros.

Pensando, tanto no planejamento quanto em sua execução, é importante utilizar mais inteligência de dados. Ou seja, usar as informações que você tem dos clientes atuais, dos canais de aquisição que mais converteram no funil de vendas, detalhes da jornada de compra, mapeamento das principais características do cliente e muito mais.

É fundamental também definir objetivos mensuráveis, evitando estabelecer metas muito ambiciosas – e totalmente fora da realidade – para o curto prazo.

Por fim, desconsiderar a tecnologia infelizmente também é um erro comum.

Com a tecnologia cada dia mais acessível, simples de implementar e fácil de usar, continuar elaborando o planejamento estratégico de forma tradicional é até contraprodutivo, já que demanda muito mais tempo.

Resumindo, o planejamento estratégico te ajuda a definir uma direção clara de onde se quer chegar. Permite também que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente, com menor custo e maior produtividade.

Sem contar que você evita “cair em armadilhas” relacionadas com tarefas que não são importantes e nem te colocam mais perto dos objetivos definidos no planejamento. Ou seja, mais longe do sucesso!

Ao longo de sua execução, monitore e avalie com atenção todos os resultados, ajustando o plano sempre que necessário.

Esse é o nosso passo a passo para sua empresa entender melhor sua estratégia de mercado e, com isto, melhorar os resultados.

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