Aprenda como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

O planejamento estratégico é uma das atividades mais importantes para a gestão de qualquer tipo de negócio. É através dele que os gestores de uma empresa conseguem entender qual o espaço ocupado pela organização no mercado, bem como se orientar para seguir um caminho que traga bons resultados de negócio. Fazer o planejamento estratégico consiste em analisar a organização sob diversos ângulos, de maneira que seja possível direcionar seus rumos, pensar em ações para atingir as metas, sempre monitorando o trabalho para ver o quão perto se está dos resultados. Neste post vamos mostrar a você como fazer um planejamento estratégico em 6 passos. Veja só!

Como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

1. Determine uma meta

Se estamos falando de um plano estratégico para uma organização, o primeiro passo, naturalmente, é olhar para o futuro e identificar uma meta para ser seguida pela empresa. Um detalhe importante neste ponto: as metas precisam ser possíveis, do contrário a equipe envolvida ficará sempre desmotivada. Seguindo a metodologia SMART, podemos dizer que a meta precisa ser específica (specific), mensurável (measurable), alcançável (achievable), realista (realistic) e temporais (time bound).

2. Analise e entenda a organização

A definição de metas e o entendimento da organização caminham relativamente juntos na hora de fazer o planejamento estratégico. Até mesmo porque é difícil definir uma meta para uma organização que não se conhece. Além das análises por departamento, para compreender o processo de funcionamento do negócio, é importante também entender o posicionamento da empresa em uma análise SWOT, onde é possível identificar suas Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

3. Defina as diretrizes organizacionais

O trabalho de análise prepara todo o contexto da empresa para que ela entenda quais suas diretrizes organizacionais. Esse estágio inclui sua missão, visão e valores, três conceitos muitas vezes confundidos entre si. Missão é o propósito fundamental de existência da empresa, visão é estado futuro desejado para o negócio e valores sãos os sentimentos que estruturam a cultura organizacional.

4. Faça um diagnóstico do cenário

Entendido o papel da empresa no mercado, e antes de partir para o plano de ação, chega a hora de analisar o cenário em que ela está presente. Nessa análise devem ser incluídos todos os atores envolvidos no processo: concorrente, público-alvo, fornecedores, e quem mais for necessário. Uma análise SWOT pode ajudar a entender os concorrentes, assim como fornecedores. Para o público-alvo, vale uma boa pesquisa sobre os atuais e potenciais clientes.

5. Determine um plano de ação

Depois de ter olhado para dentro e para fora da empresa, é necessário definir quais ações serão tomadas para atingir a meta definida no início. Esse é o momento mais prático do planejamento estratégico e é quando a empresa define os caminhos que vão levá-la aos seus objetivos. Lembrando que quanto mais detalhado for o plano de ação, melhor.

6. Monitore e avalie os resultados

De nada adianta fazer um planejamento, se não for capaz de mensurar o quão perto se está de atingir os objetivos. Por isso o monitoramento das métricas de desempenho é tão importante em um planejamento estratégico. Ao longo de sua execução monitore e avalie com atenção todos os resultados, ajustando o plano sempre que necessário.

Esse é o nosso passo-a-passo para sua empresa entender melhor sua estratégia de mercado. Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer um planejamento estratégico, deixe seu comentário abaixo!

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