8 vantagens em utilizar software livre na empresa

Eu trabalho com equipes de TI que são tão apaixonadas pelo propósito da Red Hat, que já trazem uma mentalidade do tipo “software livre por padrão” em todos os projetos que são realizados, independente das vantagens em utilizar software livre. Temos sido muito bem sucedidos na busca de soluções de código aberto para muitas das nossas necessidades de negócios. Naturalmente, nos voltamos para nossas próprias soluções de código aberto para as nossas necessidades do sistema operacional, middleware, e da nuvem. Além disso, nós sempre buscamos primeiro soluções de código aberto para quaisquer outras necessidades do negócio.

É através dessas experiências que eu tenho refletido sobre as razões por que o código aberto é um bem adequado para uma empresa. Aqui estão algumas vantagens fundamentais que acredito que soluções de software livre e de código aberto oferecem mais vantagens do que soluções proprietárias:

Flexibilidade e agilidade

Os líderes de TI devem fundamentalmente proporcionar flexibilidade e agilidade para a sua empresa. Se você não pode competir em agilidade, você vai ficar para trás pela concorrência. O software livre permite agilidade tecnológica que normalmente oferece várias maneiras de resolver os problemas. O software livre ajuda a manter sua organização de TI de ficar bloqueada por um recurso especial que não está disponível por um fornecedor. Em vez de esperar pelo fornecedor entregar essa capacidade, você pode criá-la.

Como outro exemplo, hoje eu poderia iniciar uma instância do OpenStack, uma instância de Red Hat Enterprise Linux ou uma instância do MongoDB e eu poderia fazê-lo por conta própria com o software de código aberto disponíveis livremente na Internet. Eu poderia começar a construir um projeto, ou uma plataforma, ou testes de viabilidade ou simplesmente para desenvolver minhas habilidades.

Se eu tentasse fazer isso com produtos proprietários similares de VMware ou Microsoft ou Oracle, eu iria passar dias ou semanas simplesmente negociando os termos e condições apenas para começar. Ou, no mínimo, eu, pelo menos, teria que passar por um processo extenso para assinar em algum tipo de projeto piloto com o departamento de vendas.

Velocidade

Sua empresa terá em breve que competir em velocidade, se já não o faz. O software livre permite velocidade. A grande vantagem do software livre é a capacidade de usar as versões livres (Community Versions), e começar a compreender se eles podem resolver o seu problema de negócio, começar a entregar o valor imediatamente. Depois de fazer essas validações, o suporte e serviços profissionais estão cada vez mais disponíveis para os produtos de código aberto, especialmente aqueles suportados pela Red Hat.

Isso permite que você obtenha o melhor dos dois mundos – a flexibilidade, agilidade, e a capacidade de começar rapidamente e com baixo custo, com a capacidade de amadurecer toda a solução em larga escala, totalmente suportada, implementação completa, e você não tem que passar por cima de obstáculos de licenciamento de propriedade para chegar lá.

Eficácia de custos

Software livre geralmente tem um custo muito mais baixo do que uma solução proprietária. Não são apenas as soluções de código aberto que normalmente são mais baratas em um ambiente corporativo, mas o software livre permitir que as empresas tenham a possibilidade de começar pequeno e escalar. Tendo em conta que as empresas tem muitas vezes tem um desafio em cumprir o orçamento, só tem sentido em termos de custo explorar soluções de código aberto.

Capacidade de iniciar pequeno

Com o software livre, você pode começar pequeno, rapidamente, com as versões livres (Community) e depois migrar para uma solução comercialmente suportada conforme as necessidades do negócio exija tais versões. Se o projeto não requer suporte, você pode continuar com a versão livre por tempo indeterminado. Você tem a opção de experimentar as várias alternativas, escolher o que vai dar certo, e depois ampliar para uma solução comercial.

O blog corporativo torna a empresa autoridade sobre o assunto
Software Livre é um bom investimento para o futuro da sua empresa

Tenha mais flexibilidade e agilidade para encontrar a solução certa para o problema da sua empresa.

Conheça Nossas Soluções

Segurança da informação

Uma solução comercial de software livre tem um histórico de segurança da informação sólida para um mundo perigoso da Internet. Obviamente, é difícil afirmar a superioridade da segurança para qualquer solução e é um ambiente desafiador para todos nós, mas a capacidade de resposta da comunidade de código aberto e fornecedores em relação aos problemas de segurança da informação tem sido muito bom. O fato de ter acesso ao código, que em alguns casos tem mais de dez anos de idade, ser capaz de identificar e corrigir os problemas quando se tornam evidentes, ao invés de ter o código em um ambiente proprietário, onde poucos sabem sobre a falha e com alguns ainda explorando-a, é uma vantagem do software livre.

Atrair melhores talentos

O software livre dá às empresas a capacidade de atrair mais talentos. A maioria dos profissionais de tecnologia estão bem cientes do software livre e muitos acreditam que é para onde a indústria está indo. Muitos gostam de criar seus próprios projetos e ter a capacidade de interagir com outras pessoas fora da empresa para desenvolver soluções.

Compartilhamento dos custos de manutenção

Você pode resolver seus problemas da empresa enquanto compartilha efetivamente de alguns custos de manutenção. Uma das vantagens fundamentais do software livre é o envolvimento da comunidade. Ao invés de escrever um aplicativo e ter que suportá-lo integralmente, você pode compartilhar o custo de manutenção e suporte da aplicação entre várias partes.

O futuro

Software livre é o futuro. Soluções Web, de mobilidade e em nuvem estão sendo cada vez mais construídas predominantemente em uma infraestrutura de código aberto. Alguns dados e soluções analíticas só estão disponíveis em software livre. Arquiteturas futuras estão altamente susceptíveis de serem baseadas em software livre, como já são hoje as soluções de mobilidade com a plataforma Android; soluções Web, onde a grande maioria dos sites são baseados em tecnologia de código aberto; e soluções de nuvem, onde quase tudo, com exceção de nuvem da Microsoft, são baseadas em soluções de código aberto também.

Software livre é um bom investimento para o futuro.

Tradução livre do texto: 8 advantages of using open source in the enterprise

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone