6 dicas para reduzir os custos na sua empresa drasticamente

Realizar uma gestão financeira de sucesso é o grande desafio dos gerentes de pequenas e médias empresas, ainda mais quando o objetivo é reduzir custos.

Por conta do cenário econômico instável vivenciado pelo país, adotar estratégias tangíveis e eficazes é o passo principal para reduzir custos e manter as finanças empresariais em sua melhor forma.

Listamos a seguir 6 dicas que lhe auxiliarão, de uma vez por todas, a organizar as finanças da sua empresa. Acompanhe e veja como é possível apostar no crescimento do negócio e, simultaneamente, manter as contas em dia.

1. Analise o fluxo de caixa

Fazer um raio x da atual situação financeira da empresa é indispensável para iniciar a redução de custos. Um bom planejamento financeiro somente é possível quando há clareza sobre as pendências existentes.

O fluxo de caixa merece atenção: deve ser analisado e atualizado, preferencialmente, quinzenalmente ou mensalmente. Dessa forma é possível visualizar detalhadamente os custos, sendo possível definir corretamente onde os cortes podem ser implantados.

2. Renegocie dívidas

Sabendo exatamente a real situação financeira da empresa, é possível analisar e renegociar as dívidas com os credores. É interessante reavaliar contratos e tentar melhores taxas de juros, bem como prazos para pagamento. Para dívidas mais altas, um bom parcelamento a juros baixos também deve ser considerado.

3. Adote um sistema CRM

Nem todos os gestores entendem a real necessidade e importância de um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) na gestão financeira de uma empresa; porém, o sistema tem uma grande influência positiva na administração empresarial.

Implementando uma ferramenta de CRM, é possível cadastrar e agrupar os dados de todos os clientes, disponibilizando-os a diversos setores da empresa. Tal facilidade permite que possíveis gargalos na produção, por exemplo, sejam identificados com mais facilidade e medidas adequadas sejam tomadas – de modo que custos desnecessários sejam cortados.

4. Invista no Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

Para muitos gestores, pagar a PLR aos funcionários é considerado um custo desnecessário, já que se trata de uma divisão de ganhos. Porém, a empresa deve saber que os colaboradores são os principais aliados no aumento das vendas e sucesso do negócio.

As metas (que devem ser acessíveis) são estipuladas pelos gestores e, se forem alcançadas, os funcionários recebem o rendimento variável.

Pelo fato de o pagamento ser efetuado de forma semestral ou anual, a medida deve ser encarada como um investimento. A empresa colhe os frutos proporcionados pelo aumento dos negócios hoje, mas repassa o pagamento da bonificação no futuro.

5. Reduza possíveis custos com pessoal

Não é necessário demitir funcionários para reduzir custos com o quadro profissional da empresa. Analisando o rendimento da equipe, é possível realocar colaboradores e redirecionar cargos, a fim de melhorar a eficiência operacional.

Caso seja necessário considerar demissões ou terceirizações, por exemplo, é interessante avaliar e comparar os custos gerados pelas dispensas e pela contratação de uma empresa externa. Deve-se salientar que a decisão deve ser avaliada minuciosamente.

6. Adote um banco de horas

O pagamento de horas extras aos funcionários é um dos principais custos das empresas. Prezando a redução dos custos sem a necessidade de demissões, uma dica interessante é substituir o pagamento das horas pela implantação do banco de horas.

Nesse caso, em vez de receber pelas horas extras, o funcionário recebe as horas em folgas durante o ano corrente, podendo prolongar férias, finais de semanas e feriados.

Antes de efetivar a mudança vale consultar o que diz a consolidação das leis do trabalho (CLT) da categoria, a fim de agir de acordo com as leis trabalhistas.

Temos certeza de que apostando em nossas dicas você encontrará o caminho certeiro para reduzir custos na sua empresa. Quer receber mais conteúdos interessantes como esse? Então siga a Inovatize nas redes sociais e assine nosso Boletim Informativo!

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *