5 ferramentas de vendas na era digital que você precisa utilizar

Estamos vivendo na era digital e, a cada dia, novos softwares, aplicativos e plataformas são criadas para auxiliar o empreendedor moderno a otimizar os seus processos e obter melhores resultados para o negócio.

Dentre os departamentos beneficiados pelos avanços tecnológicos que o marketing tem vivido nos últimos anos, a equipe de vendas é uma das que mais tem a ganhar.

Gerenciamento inteligente de leads, automação de marketing e CRM, são apenas algumas das vantagens competitivas que a sua empresa pode ter.

Por isso, separamos cinco ferramentas de vendas que você precisa utilizar. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Gerenciamento de leads com a ferramenta Mautic

A Mautic foi criada para atender aos pequenos e médios empresários que não sabem lidar muito bem com ferramentas de vendas integradas à nuvem e não dispõem de muitos recursos para investir nesse departamento.

A primeira ferramenta de gerenciamento de leads open source e gratuita do mercado, nasceu da iniciativa de um time de profissionais experientes, que acreditavam no poder do impulsionamento nos negócios que um trabalho sério com automação de marketing poderia proporcionar.

Com o auxílio da Mautic, a equipe de vendas pode obter inúmeros dados de seus clientes, além de organizá-los para saber a melhor forma de usá-los.

Sem dúvidas, as plataformas de gerenciamento de leads são uma das soluções mais versáteis para o cotidiano de um vendedor, já que permite que ele entenda melhor o consumidor.

2. Plataforma de CRM com o Zurmo

Diferente dos softwares para gestão empresarial que estamos habituados, a sigla CRM, no setor de marketing, significa Customer Relationship Management, em português Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

Basicamente, seu conceito consiste em uma estratégia de negócios focada no cliente. Todas as ações da empresa são destinadas a suprir as necessidades de seus consumidores, e não somente apresentar os seus produtos.

Para garantir a eficiência, gerar resultados qualificados e automatizar os processos, esse tipo de estratégia abrange os departamentos de vendas, atendimento e marketing.

Registro de vendas, agendamento de entregas e melhorias no relacionamento entre as equipes são apenas alguns dos benefícios em utilizar esse recurso na empresa.

O Zurmo CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente baseada em software livre, que usa gamificação para engajamento e motivação e ainda uma ferramenta de comunicação interna.

O Zurmo CRM permite prospectar melhor os potenciais clientes, gerenciar todas as oportunidades de negócio e identificar as principais razões que levaram o cliente comprar, ou não, os produtos e serviços da sua empresa, permitindo desta maneira aprimorar todo o processo de marketing e vendas do seu negócio.

3. Automação de marketing com o Sidekick

Desenvolvido por uma das maiores e mais conceituadas plataformas de marketing digital da atualidade, a HubSpot, não poderíamos deixar o Sidekick fora da nossa lista de ferramentas de vendas.

De forma simplificada, ele funciona como um plugin que permite o monitoramento dos e-mails recebidos e enviados, além de oferecer diversas configurações e lembretes de follow-up para o usuário criar.

A ferramenta mantém o vendedor atualizado em tempo real, notificando-o quando um prospect abriu o seu e-mail de forma automática. Ou seja, o destinatário não precisa clicar em nenhum botão, basta abrir o e-mail e a notificação é enviada.

Além disso, a ferramenta organiza o histórico de e-mails trocados com um determinado cliente, permitindo que informações importantes sejam extraídas para otimizar suas estratégias de prospecção.

Tanto o Mautic quanto o Zurmo CRM permite configurar lembretes de follow-up para o responsável e também mantém um histórico dos e-mails enviados entre o vendedor e o cliente, com uma vantagem extra: você continua com soluções totalmente livres (open source).

4. Retenção de leads com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas de vendas mais poderosas da atualidade. Não é coincidência que, cada vez mais, as empresas estejam investindo tempo, recursos e profissionais para garantir que o negócio tenha uma estratégia consistente.

Por meio de campanhas promocionais e anúncios, é possível atrair um grande número de usuários para as mídias digitais da empresa, posteriormente transformando-os em clientes.

O marketing de conteúdo consiste, resumidamente, em criar conteúdo atrativo e relevante para o público-alvo de uma determinada empresa, fazendo com que os clientes encontrem-a de forma voluntária. Além de educá-los e informá-los sobre aspectos importantes do mercado.

5. Comércio digital

Aliando informação, praticidade, segurança e comodidade, o comércio digital se tornou uma das ferramentas de vendas mais importantes dos últimos anos. Mesmo em tempos de crise, o setor atingirá cerca de R$ 59,9 bilhões somente neste ano.

Isso significa que garantir a presença de sua empresa no meio digital, não é mais uma tendência, mas uma necessidade de sobrevivência do mercado. Investir nesse meio é uma forma de reduzir custos, aumentar a produtividade da equipe de vendedores e manter seu empreendimento competitivo.

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